sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Creme de Café com Amêndoas

Alí pela metade deste ano, num grupo de amigos e amigas que também gostam muito da cozinha e da boa comida, começamos a falar sobre organizar um workshop para compartilhar a "mão na massa" das receitas, o "pulo do chef" (agora agregado no final das receitas) o convívio e também a melhor parte que é saborear o que preparamos!
E foi isso que nos levou fazer o primeiro Workshop Diversão Culinária e Eno-Gastronômica no dia 16 de Julho passado na casa da nossa amiga Ana Fantini em Sousas.
Como fui eleito o... digamos, chef, pensei em preparar algo especial para encerrar o jantar daquela noite, além dos pratos de entrada e principal... e foi assim que, depois de visitar muitos sites e minha biblioteca pessoal, cheguei nesse Creme de Café com Amêndoas.
Experimente! É fácil de preparar e, assim como foi naquele workshop, o sucesso é garantido.
Alla ricetta...


Ingredientes:
1 colher média de cacau em pó amargo
25g de grãos de café já torrados (para moer e para decorar)
100g - 1 tablete de chocolate em barra meio amargo
250ml de leite integral
6 gemas de ovos
1/2 vagem de baunilha (ou gotas na falta dela)
80g de açúcar Demeraro
Amêndoas fatiadas e torradas para decorar
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; l=litro; g=grama; kg=quilograma)

Mão na Massa:
Eu coloco o leite para ferver com a vagem de baunilha. Enquanto isso, trituro os grãos de café e adiciono al leite mexendo por alguns minutos em fogo baixo até que o café entregue sua cor e seu aroma ao leite. Passo p leite num coador fino retirando todos os pedacinhos dos grãos e a baunilha. Reservo.
Pico a barra de chocolate e levo ao microondas para derreter. Reservo.
Coloco as gemas numa batedeira com o açúcar e bato até ficar um creme esbranquiçado. Junto o cacau em pó e misturo bem. Retomo o leite, ainda quente, vou adicionando aos poucos, mexendo sempre. Volto tudo ao fogo baixo, e adiciono o chocolate derretido e deixo cozinhar um pouco mais para ganhar a cremosidade que as gemas vão dando ao composto.
Retiro do fogo, porciono em taças, levo ao refrigerador para resfriar por umas 3 horas antes de servir. Decoro a superfície com grãos de café e fatias de amêndoas.
Sirvo acompanhado de um bom Porto gelado. É irresistível.

O pulo do Chef:
A baga de baunilha pode ser reaproveitada. Quando coar os pedacinhos de grãos de café, separe a baga, lave e deixe secar.

Rende 6 porções.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Hummmmmm!!!!Deu aguá na boca.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou, Carla. Cuida bem desse bambino que ele está sendo esperado com ansiedade por muitos. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Querido chef amigo,

    Acessar esse seu mundo culinário é realmente divertido e inspirador. Você é o shoyu do nosso toffu, ou melhor ainda, a baga de baunilha que entrega seu aroma e sabor ao nosso leite.

    Estamos "entregando" a você a nossa admiração e agradecimento por já termos tido o privilégio de partilhar muitos momentos de inesquecíveis sabores,aromas e muita alegria.

    Parabens pelo blog... é pura ousadia...

    Abraços

    sonia e zé

    ResponderExcluir
  4. Sonia e Zeca, obrigado pelas palavras amigas... Temos muitas novidades para provar... Precisamos nos encontrar. Abracao, Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!