sábado, 25 de setembro de 2010

Medalhão de Mignon Suino com Polenta trufada

O filé mignon suino não é muito explorado, pelo menos não tenho visto serem oferecidos em cardápios de restaurante que tenho frequentado. Também não vejo com frequência expostos com destaque nos pontos de venda.
É uma carne relativamente magra, muito macia e de sabor muito agradável. Seu custo? Esse quilo que está aí custou R$ 15,00 e pode servir bem 6 pessoas. Razoável não?
Alla ricetta...


Ingredientes:
1Kg de Filé Mignon suino
15 fatias de Bacon
1 Cebola triturada
2 dentes de alho amassados
Ervas de Provence qb
200ml Vinho tinto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher de pasta de tomate
3 ou 4 cubinhos de manteiga gelada
Poeira de salsinha qb
Sal qb

Para a Polenta:
250g de Polentina instantânea (já contém sal)
1 colher (sopa) de trufas picadas
Água qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; l=litro; g=grama; kg=quilograma)

Marinando... Marinando...
Mão na Massa:
Eu corto os filés em pedaços da larguda aproximada das fatias de bacon, o que vai resultar nuns 15 pedaços. Enrolo cada um deles em cada uma das fatias prendendo com palitos de cozinha. Tempero com cebola, alho, ervas de Provence, vinho e sal. Deixo marinar por uma 2 horas.
Numa caçarola de tamanho suficiente para que todos possam tocar o fundo, selo todos eles deixando "pegar" no fundo. Quando estão quase prontos, polvilho a farinha de trigo e deixo fritar por mais uns minutos.
Retiro as carnes e reservo.
Inicio a apuração do mulho adicionando água fervente para deglacear a caçarola, adiciono a pasta de tomates para dar uma cor avermelhada no molho, ajusto o sal e reduzo no ponto da cremosidade * "costas de colher".
Volto as carnes para a caçarola, deixo aquecer bem, retiro do fogo e jogo 3 ou 4 cubinhos de manteiga para dar brilho ao molho.

A polenta é preparada segundo as instruções do fabricante. Entretando, gosto dela mais cremosa e então ajusto as quantidades de água para mais ou de farinha para menos.
Esta foi preparada com a seguinte proporção: 1,5 xícaras de polentina para 6 xícaras de água. A embalagem indica 2 xícaras para esta quantidade de água.
Quando chega no ponto certo adiciono as trufas moidas, misturando bem para soltar os aromas.
Cubinhos de manteiga para finalizar o molho dando brilho.
O pulo do Chef
* "Costas de Colher" é um ponto de cremosidade. Ao retirar uma colher mergulhada num molho, suas costas devem ficar totalmente coberta pelo molho. Simples assim.

Polenta e medalhões no prato com uma pulverizada de poeira de salsinha! Vamos ao sacrifício! Porém, tudo pode ficar muto melhor quando bem acompanhado... e nesse caso nosso grande amigo foi este:

Serve 6 pessoas... o vinho talvez precise de mais uma garrafa.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Atenção Olivier's, Paul's Bocuse e cia. Temos um novo chef no pedaço.Este prato é sensacional. Tivemos a subida honra (Fatima e eu)de nos deliciarmos com ele. NOTA 10.

    ResponderExcluir
  2. Val, qta honra receber seus comentários por aqui... mas afinal não saiu de graça... O excelente vinho, que enriqueceu muito o prato, ficou por sua conta!!! Volte sempre... Grazie mille. Erney

    ResponderExcluir
  3. Nooooossa....tô inconformada....
    perdemos este......rsrsrs.....
    Sueli......seguidora number One.
    Ney, estou enviando meu comentário como anonima pois não consegui mandar c/ a identidade "Conta do google"...nem imagino que senha colocar.....aliás...tentei a minha, do login.....sem sucesso...

    ResponderExcluir
  4. Number One, não tem problema... podemos repetir essa com aquele Caballo Loco que está na sua adega!!! Tenho certeza que vai harmonizar super bem! Que tal? Erney

    ResponderExcluir
  5. Fiz essa receita hoje com um file Mignon suino, deu super certo, amei, alias o maridao gostou muito damos nota 1000 mil. Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, obrigado pelo prestígio da sua visita e frequência ao Cozinha Ousada. Fico muito contente que vc tenha ousado e preparado essa receita... mais ainda que tenha gostado. Aproveito para sugerir que vc veja as 17 receitas de bacalhau e escolha uma para preparar para sua família na Pascoa que está chegando. Feliz Pascoa. Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!