terça-feira, 28 de setembro de 2010

Agradinho de Shiitaki (Amuse Bouche)

Ingredientes:
4 shiitakes grandes
15/20 pimentas Biquinho pequenas
1 cebola picada a brunoise
Talos tenros de salsinha a brunoise qb
Parmesão ralado qb
Cebolinha verde fatiada finamente qb
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; l=litro; g=grama; kg=quilograma; e juliane=em tirinhas; a brunoise=em cubinhos)

Mão na Massa:
Eu retiro os talos dos shiitakes, deito todos de ponta cabeça sobre um tracinho de azeite numa forma refratária, tempero com sal e azeite dentro da cavidade, cubro com papel alumínio e levo ao forno médio pré aquecido por uns 30 minutos.
Numa sartén, entro com um traço de azeite, a cebola, as pimentas Biquinho, os talos de salsinha e sal. Mexo sem parar até que as pimentas amoleçam e a cebola e os talos de salsinha dourem bem e fiquem crocantes.
Recheio os shiitakes, ralo um parmesão sobre eles e coloco um pouco de cebolinha verde picada.
É um traço final de azeite e servir de boas vindas!
Porção para 4 pessoas.


O pulo do Chef
As pimentas Biquinho demoram mais para ficarem no ponto que as cebolas e os talos de salsinha. Quando levados ao fogo juntos, as cebolas e os tados de salsinha "passam do ponto"... mas é exatamente isso que eu quero... um toque levemente tostado e crocante para casar bem com o sabor assado dos shiitakes.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Em todas as atividades precisamos inovar, ousar, buscar sempre o novo. O "cara" conseguiu acrescentar pimenta neste shitaki e não é que ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Val, fiquei muito contente com sua observação. Ousar na cozinha, muitas vezes, não passa de puro modismo e pq não dizer, algumas loucuras sem nenhum sentido. Eu tb faço as minhas, mas estou tentando não exagerar. Essa foi uma sacada pela disponibilidade das pimentas Biquinho, que estão em plena safra lá no nosso sítio de Sousas. Melhor ainda é que são super frescas. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Ney, vc conseguiu uma proeza:
    Inspirou a Fatima a escrever..........
    I CAN'T BELIEVE !!!!!!!!!
    Sueli, seguidora number One

    ResponderExcluir
  4. Sueli, esse Cozinha Ousada está motivando muita gente a participar. Fico muito contente em saber que está sendo um espaço útil, divertido e alegre pra muita gente amante da cozinha. Abração, Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!