quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Spaghetti ai Vongoli Sonoro


Como sou fã desses bichinhos!... certamente, não há reciprocidade nessa admiração!
Os vongoli têm a propriedade de atribuir um sabor ao spaghetti como nenhum outro ingrediente consegue fazer!... foram feitos um para o outro e sem dúvida, trata-se de um clássico prato italiano!!!
Já vi muitos Spaghetti ai Vongoli em muitos lugares! Uma vez em Veneza, num restaurante em ponto exageradamente turístico, nos serviram um prato com 6 deles... Isso mesmo, 6, meia dúzia!!! Por outro lado, em Maio passado, no Tullio em Roma, foi um espetáculo memorável!!! Só comparável a este que está aqui!
O que ele tem de tão especial? Eu conto:

Tenho um amigo chamado Amauri, Amauri Silva, casado com a Yara e pai de três filhos lindos, uma pessoa como poucas que conheço, simples assim... daqueles que te diz muitas vezes: vai lá em casa, ou, passa lá em casa... Mas com o Amauri é diferente porque os convites são verdadeiros e sinceros! É pra você ir mesmo! Ele tem uma casa de veraneio em Maragogi, no Beach Park, daquelas "pé na areia", sabe como é?
Solar da Família Amauri Silva em Maragogi - Alagoas
Pois bem, depois de enrolar o meu amigo Amauri inúmeras vezes, acabamos decidindo: Vamos pra Maragogi!.. e no mês passado fomos conhecer Maragogi nas Alagoas! Um paraíso em muitos sentidos, de natureza exuberante, das piscinas naturais e também da fartura dos frutos do mar!!!
Praia em frente ao Solar da Família Amauri Silva
E o que isso tem a ver com o Spaghetti ai Vongoli? Explico.
Se você tiver a felicidade e privilégio de visitar aquela região, procure saber na Capitania dos Portos ou com os caiçaras o horário certo que o mar vai “secar”. É como eles chamam a maré muito baixa. No horário indicado da maré mais "seca", passe a mão num recipiente qualquer e apresente-se a qualquer praia. Comece a catança revolvendo as areias com os pés onde as ondinhas vão e vêm, cobrem e descobrem a areia... bem no rasinho. Os vôngoles (eles chamam de mariscos) vão logo aparecendo sobre a areia... escolha os maiores e recolha só a quantidade que necessitar, pois é um presente que a Natureza está oferecendo...

Se a preguiça for maior que a fome, você pode comprar de pessoas que catam nas praias... vai custar uns R$ 10 por uma boa e suficiente quantidade para esta receita. Se você não tem planos de passear por lá, tente comprar no mercado por aqui ou encomende na peixaria de sua confiança.

"Retirar a areia deles são outros quinhentos", como dizia minha saudosa Nonna Concchetta. "É fácil... você só precisa ter amizade com eles e conhecê-los bem", ela dizia. Basta colocá-los em água a temperatura ambiente e dissolver uma boa colher de sal. Eles "pensarão" que estão no mar e o movimento de expelir os grãos de areia se inicia. Você pode ficar apreciando esse lindo fenômeno - como eu adorava fazer quando menino - enquanto duvida que aquilo possa ser uma das melhores especiarias para amalgamar uma das melhores e mais simples pastas italianas que se pode preparar. Para não ficar muito monótono, pode degustar um bom vinho e já ir “avinhando” a boca para o que está por vir. Você pode até ver alguns deles colocando os tentáculos para fora da casca e esguicharem água para fora do recipiente, tamanha é a força dos bivalves ao eliminar as areias.
Note as válvulas em operação, pegando e soltando água com os grãos de areia
Depois de uns 45 minutos basta retirar os vôngoles e notar a quantidade de areia que foi expelida no fundo do recipiente.

O spaghetti grano duro também é parte da aventura. O que pudemos encontrar em São José da Coroa Grande, município vizinho a Maragogi, mas já no estado do Pernambuco, foi um Petibom grano duro e devo confessar que não ficou devendo nada a qualquer Divella, De Cecco ou outro italiano.

Foi assim que preparamos e desfrutamos do mais fresquíssimo e saboroso Spaghetti ai Vongoli Sonoro!

Alla ricetta...


Ingredientes:
500g de vongoli fresco
350g de spaghetti grano duro
Vinho branco chardonnay qb
½ pimenta dedo-de-moca madura, sem sementes e picada fininha
Poeira de Salsinha qb
2 dentes de alho inteiros (só para aromatizar)
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; l=litro; g=grama; kg=quilograma; poeira= picado tão fino que lembra poeira)

Mão na Massa:
Coloco uns 2 litros de água para ferver e cozinho o spaghetti seguindo as instruções de tempo da embalagem, super "al dente". O importante é iniciar o preparo da base simultaneamente ao colocar o spaghetti para cozinhar.
Vamos a ela:
Tomo uma sarten ampla, azeite aquecido, alho, vôngoles entrando, mexendo bem para receberem o calor por igual e começar a abertura das conchas (quando  frescos dificilmente nega algum). Vinho branco entrando... tampo a sarten por um par de minutos. Poeira de salsinha entrando, mexendo... a base está pronta. Retiro o alho que já deu sua contribuição.
Spaghetti ao lado sendo escorrido e entrando na sarten. Mexendo tudo junto agora para finalizar... deixo amalgamar com a massa.
O nome “SONORO” vem dessa parte do processo... para amalgamar melhor os vôngoles com o spaghetti damos giros com a sarten. Esse movimento, como virar um omelete num só golpe, faz com que eles produzam um ruído pelo toque das casquinhas com a sarten e entre si... É música da melhor qualidade para aguçar o apetite!!!

O pulo do Chef
Esse prato não recebe nenhum tipo de queijo ralado, mas a vontate de quem saboreia sempre é soberana! Os bichinhos que não abrirem precisam ser descartados... nem pense em tentar abrí-los, pois eles já estavam mortos antes de entrar na sarten... até nisso a Natureza nos presenteia! Os demais "pulos" estão acima, como a dica de retirar as areias deles e o preparo do que chamo de base.

Esta pronto! Sirvo imediatamente e me divirto com a alegria dos que compartilham comigo desse belíssimo prato.

Porção para 4 pessoas. Antes de começar a comer todos vão pensar que é suficiente para 6 pessoas, mas o arrependimento vem a cavalo.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Graças ao Amauri & Yara, proprietários do lindo chatêau à beira mar, mais as mãos mágicas do Erney & Suzi, desfrutamos deste "Banquete dos Deuses - Prato Único"...na bela, calma e inspiradora Maragogi-AL

    Sueli/Ronaldo

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!