sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sardinhas alla Pizzaiolo

O que me encanta nas sardinhas, além do sabor acentuado, do elevado teor de Omega 3 e outras propriedades, é sua abundância na natureza e sua acessibilidade, dado seu preço baixo, principalmente nos tempos da pesca permitida. É um prato de ricos e pobres! Entretanto, não há muito meio termo com elas... quem gosta, ama... quem não gosta, odeia.
Essas que estão na receita comprei por R$ 5,00 o quilo, já eviscerada e sem cabeças... e estamos na entre safra. Na safra, que termina alí por meados de Agosto, é possível encontrá-las fresquíssimas e com preço muito baixo.
Com ousadia e criatividade elas podem ganhar bastante sofisticação e comparecer em mesas onde raramente seriam consideradas!!!
Eu costumo comprar na banca do Maeda, que todas as quintas está montada naquela feira livre, em frente o Estádio Brinco de Ouro do Guarani lá em Campinas.
Preste atenção na hora de comprar, pois algumas são muito graúdas e seus espinhos naturalmente maiores. Dependendo do prato que você quer preparar, como este, as menores são mais apropriadas porque os espinhos cozinham mais facilmente.
Alla ricetta...

Ingredientes:
1Kg de sardinha eviscerada
10 tomates cereja
10 pimentas biquinho
1 pitada imperceptível de pimenta vermelha
2 dentes de alho amassados
Azeite extra virgem de oliva qb
Orégano desidratado
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Mão na Massa:
Eu retiro as cabeças e as espinhas centrais das sardinhas deixando todas elas espalmadas e sepado cada lado em filézinhos. Se forem miúdas abro “a libro”, como se diz na Itália, não separando em filés. Lavo bem e reservo.
Esmago o alho, corto os tomates cereja em 4 partes e as pimentas biquinho em 2partes. Reservo.
Pego uma forma refratária (pirex), rego a base com azeite e faço uma primeira camada de filés. Cubro com sal, azeite, alho, tomatinhos, biquinho, a pitadinha de pimenta desidratada e orégano. Outra camada e repito a cobertura.
Levo ao forno coberta com papel alumínio por 40 minutos a 200º C.
Pode ser servida com torradas salgadas, mas um acompanhamento um tanto ousado é servir com Broa de Fubá (você encontra uma boa receita na lista publicada aqui no Cozinha Ousada). Vale a pena provar a mescla de sabores levemente adocicado da broa e as sardinhas!

O pulo do Chef
Passar um pouco de manteiga e tostar a fatia da broa antes de colocar o filé em cima regado com seu próprio molho. Esse processo "impermeabiliza" a broa e sua crocância é mais duradoura! Simples assim!!!

Porção para 2 pessoas.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Caro Erney,
    Não sou um profissional da cozinha, mas faço algumas coisinhas muito simples. Mas sou um apaixonado por sardinha e esta receita é simplesmente maravilhosa. Parabéns pelo blog, é sensacional.
    Um grande abraço,
    Tavares.

    ResponderExcluir
  2. Caro Tavares, se vc gostou dessa vou mandar pra vc a "Sarde a Beccafico" e qualquer hora dessas posto aqui todo o passo-a-passo dela. Tenho certeza que vc vai amar. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Caro Erney

    Uma sugestão: esfregue um dente de alho sobre as torradas, passe um fio de azeite, coloque-as no fundo prato e sobre elas disponha as sardinhas com o molho... depois me informe o resultado.
    Tais torradas assim condimentadas podem também 'forrar ' o fundo do prato em que servimos um asopa de feijão com legumes.
    Obrigado
    Um abraço
    Marcelo [marcelo.fedeli@uol.com.br]

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, obrigado pela excelente dica. Bom que vc colocou aqui para que todos os outros visitantes também conheçam e possam provar. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Erney sua receita fez o maior sucesso aqui em casa, muito obrigado. Essa é uma das razões que faz da internet um dos grandes trunfos da humanidade. Abraços e felicidades.
    Samuel.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!