quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Moqueca de Bacalhau Fresco à Moda Nordeste

Este Bacalhau é inspirado numa viagem recente que fizemos para Maragogi, nas Alagoas, divisa com Pernambuco. Qualquer dia desses coloco as receitas que fizemos por lá usando os ingredientes locais, super frescos, baratíssimos, sofisticados e alguns até literalmente "catados" nas praias.
Ele tem um "toque" das moquecas brasileiras, apenas para que nos faça lembrar sutilmente nosso Nordeste. Os demais ingredientes também são suaves... não leva coentro nem pimentas justamente para preservar intocável o sabor do Sr. Bacalhau.
Nesse caso usei um Cod Gadus Macrocephalus que o Sans Club de Campinas está oferecendo... Pasmem... produzido pelos Chinos!!!... e por um preço imbatível!!! Ficou interessante.

Alla ricetta...
Dois nacos de bacalhau regados com a cremosidade do molho
Ingredientes:
800g de Bacalhau fresco e limpo
50ml de leite de côco
1 colher (sopa) rasa de azeite de dendê
Salsa rasgada com as mãos
Noz Moscada qb
2 cebolas médias em rodelas
2 tomates descascados em rodelas
Azeite de oliva extra virgem qb
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Mão na Massa:
Eu retiro todos os espinhos do Bacalhau, não retiro a pele nem com reza brava e corto em nacos. Reservo.
Boa sarten, traço de azeite no fundo, camada de rodelas de tomates e cebolas, uma espalhada de salsa rasgada. Deito os nacos de Bacalhau e sobre eles repeto a mesma camada da parte inferior. Rego com o leite de côco, traço de sal, dendê e levo ao fogo por 15 ou 20 minutos.


Controlo o ponto de cremosidade e redução do molho.
Servir com arroz branco.
Porção para 4 pessoas.

O pulo do Chef:
O leite de côco e dendê entram com delizadeza... quase pedindo licença à majestade, O Bacalhau! Os dois juntos agregam um toque brasileiro de sabor e não "brigam" com o sabor característico do Bacalhau. Simples e sofisticado assim!  

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Será o almoço de hoje, haja vista que ontem saboreamos um churrasco divino do Nal........Então....um dia carne, noutro dia peixe e pq não uma Moqueca de Bacalhau Fresco à Moda Nordeste-Maragogi??!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Erney. Bacalhau Fresco? O Macrocephalus era fresco os dessalgado?

    Abraços e boa Páscoa.

    Bronze

    ResponderExcluir
  3. Maragogi fica em Maceio Alagoas

    ResponderExcluir
  4. Tem razão. Maragogi é a última cidade ao norte de Alagoas subindo pelo litoral em direção a Pernambuco. São José da Coroa Grande é a primeira de Pernambuco. Vou corrigir. Obrigado.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!