quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ravioli de Palmito com Molho de Camarões

Ingredientes


Para a Massa:
100g de trigo grano duro
1 ovo fresco inteiro
1 pitadinha de sal
1 tracinho de azeite extravirgem de oliva


Para o Recheio:
100g de Palmito Pupunha ou Açai
3 colheres da água de conserva do palmito
1 colher de trigo rasa
1 cebola pequena (brunoise)
1 tomate pequeno, maduro, firme, sem cascas e sem sementes
1 tracinho de azeite extravirgem de oliva
Sal qb


Para o Molho:
300g de camarões grandes e limpos
200ml de Creme de Leite fresco
2 dentes de alho sem miolo
50ml de fumè de peixe
Noz moscada ralada na hora
1 limão siciliano médio (raspas e o suco)
Azeite extravirgem de oliva qb
Sal qb


Para decorar:
Salsinha em poeira qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro; brunoise=cortado em cubinhos)

Mão na Massa:
Massa: Trigo sobre a mesa, buraco no meio, pitada de sal, traço de azeite, traço de água, ovo inteiro. Bato com um garfo e misturo bem a massa. Pretejo com filme plástico, geladeira por 30 minutos.

Recheio: Traço de azeite na sarten, cebola a brunoise até ficar transparente, palmito bem picadinho, tomate bem picadinho, trigo pulverizado, água da conserva do palmito. Deixo bem sequinho para não amolecer a massa. Ajuste final do sal. Reservo para esfriar.

Ravioli: Abro a massa, bem fina e translúcida. Divido o recheio em 12 bolinhas. Massa na base de trabalho, bolinhas de recheio, pulverizada de água, massa por cima, corte com um copo de requeijão (dos altos) e pressiono as bordas com um garfo para garantir o fechamento. Reservo pulverizado com trigo.

Fumè de Peixe: Fervo uma cabeça e/ou ossos de peixe branco com legumes (ceboura, salsão e cebola) por um par de minutos. Ajusto o sal, côo e reservo congelado em cubinhos como pedras de gelo. Na falta busco um desses cubinhos de caldo e dissolvo.

Molho: Azeite na sarten, alho cortado ao meio sem o miolinho. Entram os camarões, salteio de um lado e de outro rapidamente. Em seguida o creme de leite com as raspinhas do limão siciliano e uma ralada de noz moscada e o fumè de peixe. Reservo.

Cozimento dos Ravioli: Água abundante fervendo, traço de azeite, sal. Entram os ravioli por um par de minutos.
Retomo o molho em fogo brando, adiciono o suco de meio limão siciliano, misturo bem e vou retirando os ravioli do cozimento diretamente para o molho.
Deixo apenas o suficiente para amalgamar!!!

Montagem: Uma untada com o molho num prato pré-aquecido, 6 ravioli ao redor, metade dos camarões no centro, molho abundante por cima de todos e um jato de poeira de salsinha.
Morra de prazer!!!


O pulo do Chef:
O suco de limão siciliano no molho com creme de leite confere um equilíbrio bastante interessante na sua untuosidade natural. O sabor fica espetacular.
O alho que entra para saltear os camarões podem permanecer ou ser descartados ao final do preparo do molho. Para esse prato eu recomendo retirar.


Porção para 2 pessoas.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

8 comentários:

  1. Sueli, eu tenho a certeza que esse pode ser um "Piatto Unico" para um dos nossos Workshops. Basta uma entradinha simples e uma daquelas sobremesas pra fechar... Sucesso garantido!!! Abração, Erney

    ResponderExcluir
  2. Ney, eu e minha amiguinhas de classe, tenho certeza, aprovariam s/ sugestão........e que fotos são essas........dignas da Gula, Prazeres da Mesa, etc....etc.....

    ResponderExcluir
  3. Sueli
    Os japoneses já ensinaram o mundo a importância do visual na gastronomia, não é mesmo? Primeiro se como com os olhos!!! Que bom que vc gostou das fotos e a intenção é exatamente essa, ou seja, conquistar seguidores também pelo visual. No Cozinha Ousada só são publicadas receitas feitas, testadas e saboreadas. Abração e obrigado pelo apoio que vc está prestando.
    Erney

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber se você já fez com palmito e Champion, tem como dar certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, antes de tudo, obrigado pelo prestígio da sua visita. Eu não me lembro de ter provado essa sua sugestão de usar palmito e cogumelos na mesma receita. Explico: esses dois ingredientes têm texturas semelhantes. Nada de errado, mas se usar um deles e outro com textura mais cremosa, penso que o resultado possa ser mais atrativo. Exemplo: Cogumelos e creamcheese ou ricota. Boa sorte e volte sempre.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!