quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Guisado Bovino ao vinho tinto com Batatas Coradas

Sempre que vou ao mercado passo pelas carnes embaladas. Vejo todas, mas paro sempre nos Músculos e procuro os do traseiro do boi... aqueles bem cheios de nervurinhas que depois de bem cozidas ficam macias e saborosas. A Suzy não gosta que eu faço isso, mas compro todos, mesmo que tenha de reservar no freezer.
Não cheguei a fazer análise, não é nenhuma "neura", mas procurei explicação para isso até em vidas passadas. Acho que está relacionado com a infância quando a Nonna Concchetta fazia aquelas saladas de músculos cozidos e algumas vezes salada de músculos cozidos com feijão. Insalata di muscoli cotti e fagioli", ela dizia!
"Che nostalgia!!!

Mas hoje vamos matar a saudade com este Guisado.
Alla ricetta...



Ingredientes:
1,5Kg de carne bovina (músculo do traseiro) cortado em cubos
1,5Kg (6 a 7 unidades graúdas) de batatas roxas cortadas ao meio
200ml de vinho tinto seco
Óleo refinado de soja ou milho qb
Noz Moscada ralada na hora qb
1 pitada de Ervas de Provence
2 colheres rasas de temperinho preparado da Suzy com cebola/alho/sal
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Mão na Massa:
Tempero a carne com o temperinho preparado da Suzy, noz moscada, ervas de Provence e um traçinho de óleo apenas para facilitar espalhar o tempero. Mexo bem e adiciono o vinho tinto. Deixo descansar por uns 15 minutos.
Selo a carne em uma ou duas remessas dependendo do tamanho de utensílio disponível (sarten), até que os cubos fiquem bastante tostados. Deixo a carne pegar na sarten sem queimar. Passo todos eles para uma panela de pressão, deglaceio a sarten com vinho tinto e adiciono também à panela de pressão. Adiciono um pouco mais de água fervente e deixo 20 minutos contados depois que pegar pressão.
Nesse meio tempo, coloco as batatas descascadas para pré cozer em água salgada. Uns 10 minutos são suficientes.
Abro a pressão, verifico a textura, retiro e reservo uma xícara do molho. Deixo ferver aberta em fogo alto para reduzir o molho. Ajusto o sal se necessário.
Quando começar a pegar no fundo, retiro a carne e reservo quente já na travessa de servir.
Adiciono o molho reservado na panela e junto as batatas pré cozidas. Deixo cozinhar as batatas até reduzir quase todo o molho.
Retiro as batatas para a travessa de servir e rego sobre elas e a carne o que restou do molho.
Sirvo imediatamente acompanhada de arroz branco e legumes cozidos como brocolis, couveflor e cebola.
Aceita bem uma polenta (rústica cremosa ou em pedaços) como acompanhamento.

Porção para 8 a 10 pessoas.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. My God......posso até imaginar o sabor deslumbrante deste prato.......as fotos e a descrição clara da receita já me inspiraram o prato que farei amanhã.........Noooooossa e pensar que agora é só entrar no Cozinha Ousada p/ saber qual prato irei preparar.....Vc sabe Ney, que esta é uma das maiores preocupações da mulher na cozinha: a inventividade, a variação dos pratos???? Grata!!! ThanKisssssssssssssueli

    ResponderExcluir
  2. Sueli
    Algumas pessoas chamam de colágeno esse tipo de nervurinhas dos músculos bovinos. Não importa muito o nome correto... Fato é que fica delicioso. Para mim, além de tudo, viajo para a infância e mato um pouco da saudade!!! Bom saber que o Cozinha Ousada está ajudando... Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes, o que apetece alguém numa receita são as nuances contidas nela. Neste caso, identifiquei-me totalmente com seu jeito de cozinhar, muito lembrou o da minha avó (que já se foi). Passarei a seguir seu blog, sempre que precisar de uma receita, vou dar uma espiadinha aqui pra ver se a encontro ou se encontro algo semelhante ao que desejo cozinhar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Cardoso, muito obrigado pelo comentário. Volte sempre e abuse do Cozinha Ousada. Caso não encontre algo me avise que encontro nos meus arquivos que ainda serão preparados, publicados e degustados. Saúde! Erney Feltrin

      Excluir
  4. Gente que isso...delíciaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!