segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Molho cru para Pizza

Estranho para uns... obvio para outros...
O fato é que molho cru e fresco para pizza não é tão comum assim! O mais normal é pensar em molho cozido, aquele vermelho e espesso, pela associação natural que, pelo menos os descendentes de italianos como eu, fazem com o Macarrão dominical da Mamma!
Eu gosto das pizzarias que trabalham com molhos crus e frescos, porque eles não podem ser guardados por muito tempo devido não sofrem o processo de esterilização que a fervura confere.
Tenho saudades da pizza do Rosário, se não me falha a memória fundado em 1948, no centro de Campinas, forno elétrico, cozimento uniforme, molho cru e fresco, no ponto certo! Também dos grandes papos-cabeça com os amigos Marine, Euclides, Gino, Zé Carlos... 


Ingredientes:
6 tomates maduros
¼ de uma cebola
Algumas folhas de orégano fresco
1 traço de azeite extra-virgem de oliva
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Campo dei Fiori em Roma
Mão no Molho:
Eu retiro o engasto dos tomates, corto em 4 partes, retiro todas as sementes dou mais uma picada em cubos. Coloco num liquidificador, junto o azeite, a cebola e as folhinhas de orégano. Bato bem e coloco num recipiente próprio para usar.
O sal não foi esquecido. Ele deve ser adicionado imediatamente antes do uso, caso contrário, vai fazer com que os tomates soltem muita água.
Rendimento: Suficiente para 3 pizzas de 30cm.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. deve ficar muito bom

    ResponderExcluir
  2. Caro Bob
    Vc que não gosta de cebola pode não colocar no molho... ainda assim vale a pena pela cremosidade e pelo toque natural que o molho fresco e cru confere às pizzas. O Restaurante Rosário, aquele do centro da cidade em Campinas, onde comemos juntos muitas "redondas" combinando viagens aventureiras pela Europa, usa o molho cru e fresco. Vale a pena experimentar. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Ney. Depois de ver tanta comida gostosa, estou morrendo de fome. rs rs

    Abraço,
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla é bom saber que despertou seu apetite. Um abraço, Erney

    ResponderExcluir
  5. "italianamente" quase perfeito ... exceto pelo uso do liquidificador... sugiro a utilização das mãos afim de apresentar uma textura final mais "grosseira" e ao mesmo tempo homogênea.

    ResponderExcluir
  6. Excelente observação. Algumas vezes as facilidades tecnológicas são muito tentadoras. Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!