segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bacalhoada... Simplesmente Bacalhoada

Sexta-feira a Zizy chegou do mercado com um pacote de bacalhau... desses já dessalgados e congelados e logo foi me dizendo: O preço está muito bom e comprei pra você fazer bolinhos de bacalhau!
Descongelei para a desossa e vi que era um Gadus Morhua... logo me chegaram as lambranças da infância, da Nonna Concchetta, Zia Nadia... e os bolinhos ficaram pra outra oportunidade.

Qualquer dia desses eu conto minha relação com esse peixe que não é peixe!

Alla ricetta...

Ingredientes:
1Kg de postas de bacalhau dessalgado com pele
3 tomates maduros, firmes cortados em rodelas
30 pimentas biquinho inteiras
1 pitada imperceptível de pimenta vermelha
3 brotos de Manjericão
20 Azeitonas pretas pequenas inteiras
6 batatas pequenas cortadas em rodelas
12 cebolas roxas pequenas inteiras
10 folhas de couve
Cheiro verde picado grosseiramente
Noz moscada moida na hora
3 folhas de louro inteiras
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Mão na Massa:
Eu descongelo as postas e retiro todos os espinhos. Jamais retiro a pele! Jamais! São elas que conferem a cremosidade ao molho. Depois de pronto vc pode até retirar a pele no prato e não comer... eu acho uma loucura, mas gosto não se discute!
Forro o fundo de uma caçarola com azeite, adiciono cheiro verde picado grosseiramente e sobre elas as fatias de batatas.


Feita esta base de proteção ao cozimento, entram as postas e sobre elas coloco rodelas de tomates, preencho os espaços com as cebolas e metade das pimentas biquinho.

Em seguida, lavo as folhas de couve e retiro a nervura central.
Tomo cada metade, faço uma dobra ao meio e enrolo bem apertado.

Aparo as pontas e acomodo entre os demais ingredientes para que eles não desenrolem. Cubro com uma boa pulverizada de cheiro verde e um bom traço de azeite.
Cubro com o restante as batatas, adiciono as azeitonas, o restante das pimentas biquinho, ralo a noz moscada, adiciono o sal, os ramos de manjericão e outro traço de azeite.
Fogo alto só até levantar fervura. Depois controlo para não queimar as batatas da forração prestanto atenção no aroma.

Deixo cozinhar por uma hora e antes de ficar pronto ajusto o sal provando o molho.

O pulo do Chef
Depois que a Bacalhoada é levada ao fogo e levantar fervura é importante observar se o caldo esta cobrindo todos os ingredientes. Se for necessário adiciono azeite para que isso aconteça, pois é muito importante para um cozimento uniforme dos ingredientes.
Porção para 4 pessoas.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

8 comentários:

  1. Ney, sabe que acho legal em vc, no seu Blog.....vc não só dá a receita precisa (digo isso de cátedra pq já o vi fazendo vários desses pratos), como tb nos brinda com o "pulo do gato"......neste caso, da bacalhoada, a preciosa dica de que o molho cubra TODOS os ingredientes......mesmo que se tenha que dar uma forçadinha, colocando + azeite.....isso é o que eu chamo de "desprendimento total"...........Andiamo....tks

    ResponderExcluir
  2. Sueli, vc é muito suspeita em falar pq conhece bem minha relação com o bacalhau. Eu aproveito esse espaço para compartilhar os ensinamentos da Zia Nadia e Nonna Concchetta. Alegria e diversão sozinho não tem graça nenhuma. Portanto, quanto mais gente tendo a Cozinha como diversão e catalizador de amizades, muito melhor. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Carol Cintra

    Oi tio,td bem? Nada como um domingo chuvoso, propício pra degustar uma excelente bacalhoada!!!Então... resolvi fazer esta sua receita MARAVILHOSA!!!Parabéns... foi um sucesso, claro que não como o seu, né,rsrs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, bom ver vc por aqui... gostei muito. Aproveito pra sugerir a vc a Moqueca de Bacalhau fresco. Qdo vc não tiver muito tempo ela é perfeita. Só cuidado com o dendê... não exagere! Prove que vale a pena. Volte sempre. Tio Ney

    ResponderExcluir
  5. FIZ......na segundona de chuva.....que maravilha, nem preciso molhar meu "jardinzinho".....Praticamente, já tenho a receita na cabeça de tanto vê-lo fazer e lógico, comprovar depois.......que esta bacalhoada é simples, fácil de executar e mais fácil ainda de comer.....O acompanhante, além do meu fiel escudeiro e doce amor NAL, foi um branco Hardy's Chardonnay, australiano......Andiamo.....
    a) Sueli, seguidora number 1

    ResponderExcluir
  6. Sueli... e vc nem me convidou, hein? Já que vc gostou muito desta, qualquer hora vou postar a receita da minha Nonna Concchetta, Bacalhau è Arrivato. Essa é campeã e foi com ela que desde bambino aprendi a dessalgar e desossar o peixe, e venho desenvolvendo desde a mais tenra idade. Ci vediamo presto. Erney

    ResponderExcluir
  7. genteeee....amei.Tenho q fazer em casa...q delicia

    ResponderExcluir
  8. genteeee....amei.Tenho q fazer em casa...q delicia

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!