quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Salada da Sueli - História


Se você está buscando a receita, clique aqui: Salada da Sueli-Receita.

HISTÓRIA
Essa é minha amiga Sueli Berenguel, a participante "number one" e grande incentivadora do Cozinha Ousada, organizadora dos nossos workshops culinários, entre tantos outros afazeres.

Foto: Leni Berenguel

No seu aniversário de 36 anos (Ups! Não tenho participação nisso!) ela preparou uma salada muito boa para a entrada da Bella Polenta que fizemos juntos.
Eu pedi a foto, mas não deu tempo de tirar! Assim que fizermos outra ela será postada aqui.


Os convidados pediram a receita e assim escreveu a Sueli...
Alla ricetta...
Não leve a receita muito a sério e use o que vc tem e gosta.
Eu fiz assim:
Cenoura, abobrinha e demais legumes de consistência semelhante:
descasque (se for o caso), pique em pedaços de 2x2cm, leve ao microondas dentro de um saco plástico com 50ml de água, apenas para deixar completamente "al dente"... de 1 a 2 minutos dependendo da quantidade de legumes... mas não esqueça: cada legume no seu saquinho. Nesta receita não se mistura nada... cada ingrediente terá o seu lugar ao sol... cada ingrediente terá uma camada inteirinha para ele.
O único ingrediente que usei em conserva foi o champignon, mas vc poderá usar outros, como azeitonas, ervilhas, milhos, palmitos, etc...
Ser um "ser" humano organizado já é garantia, uns 50% creio, de sucesso nesta empreitada.
Vc deverá ter uma vasilha grande (redonda, quadrada ou retangular, mas nunca em formato de bacia) e de preferência alta.
Voltando à receita que servi:
Peguei emprestado com os meus "gurus da cozinha", Suzi & Erney, uma linda, prática e elegante vasilha em aço inoxidável, medindo (chutando agora, pois já a devolvi), 70x30x10cm de altura...
Como eu disse, uma camada de cada ingrediente... Ah! Importante: no dia anterior, comprei bem fresquinho um queijo de soja, o Tofu (1kg aproximadamente), cortei-o em cubinhos de 2x2cm. Coloquei-os delicadamente em uma vasilha (agora sim, pode ser em formato de bacia) e afoguei-os em shoyo. Eles não sofreram, deliraram porque é como se fossem a tampa e a panela, feitos um para o outro, verdadeiras almas-gemeas... Isso no dia anterior, porque como diz o Erney, o importante é "alguém entregar o sabor para alguém"....In this case, shoyo entregando tudo porque? Porque Tofu não tem NADA para entregar... só porinhos bem abertos para receber... (Nossa!... acho que vou pedir para o Erney incluir esta receita no Cozinha Ousada... depois de passar pelo crivo dele, obvius... já estou até vendo as fotos das camadinhas!)...
Bem, nestas alturas vc deve estar pensando: Meu Deus! Quanta enrolação para passar uma receita......! Fica brava não, isto é proposital, é a parte lúdica... faz parte do "meu" pacote... rsrsrsrs.
Onde estávamos?... Ah! Sim... As I said: Be an Organized Person: Tenha bem à sua frente TODOS os ingredientes que usará.
Eu comecei colocando a abobrinha, camada number one (também pudera, é o que a minha horta mais produz...), exagerei até!
Depois coloquei, nesta exata ordem (faça vc a sua ordem, be free):
cenouras, cogumelos, tomate cereja, pepino (sem as sementes), abacaxi, tofu, kani, manga, castanha do Pará e castanha de cajú, uva-passa.
Entre uma camada e outra, pouquinho de sal, folhas de hortelã bem trituradinhas, folhas inteiras de manjericão, salsinhas picadas do jeito que consigo (grande, gigante, se comparadas às que o meu guru corta... acredita que virá pó?), raspinhas de limão siciliano e o suco também... Para aquela quantidade de salada usei 2 lindos, grandes e amarelinhos (ainda vou ter uma árvore deles aqui no Paraíso)... Reguei no final de tudo com azeite grego e, vez sim vez não, um pouquinho de Aji-no-moto... (mas não conte para a Ana Maria Fantini, ela abomina o tal quinto sabor... rsrs).
Deixei cortadinho em vasilha separada uma boa quantidade de salsão (eu adoro, mas tem gente que passa longe)... O salsão até reclamou comigo depois: Como? eu não tive direito à minha camada, mas me comeram todooooooo......!!!! É sempre assim, difícil agradar a todos, haja vista a revolta do salsão... rsrsrsrsrs.
E N J O Y  ! ! !
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. HÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁ ! E não é que a receita foi publicada mesmo!
    Obrigada, Chef-Guru-Ney !
    a) Sueli, seguidora number one e discípula, entre tantos outros.....
    30/09/10
    Campinas-SP-Brasil

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vou ter que fazer essa salada urgente Sueli. Só de ler deu aguá na boca!!!!!!!!!!!!!Como tudo que a Sueli faz é muitoooooooo bom não vai ter erro. Bjosss Sueli Coelho

    ResponderExcluir
  3. Olá Erney
    Muito obrigada por nos presentear com receitas tão fantásticas!
    Vamos por em prática alguma delas em breve.
    Parabéns!

    Cláudia

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!