quarta-feira, 22 de setembro de 2010

La Bella Polenta così, tcha tcha pum, tcha tcha pum...


Não é um prato... é a receita de uma FESTA!!!

Eu considero esta receita uma homenagem à cultura e às tradições italianas. Sei que vou ser repetitivo para os que já tiveram a felicidade de participar de uma dessas festas. Mas como muita gente ainda não teve, vou falar rapidamente.
Trata-se de uma festa onde se compartilha tudo: a alegria, o bom humor, a mesa, a amizade, o respeito, a bebida, a comida, a música, a dança e até a preparação do prato.
Sua finalização é feita momentos antes de servir e existe a musica com o mesmo nome que é tocada e cantada por todos enquanto o processo é terminado e imediatamente servido.
Eu desejo que todos tenham a sorte de participar de uma dessas festas.
Festa de aniversário da Sueli Berenguel 19/SET/2010 - Foto Celia Bratifsch
Esta aconteceu em Sousas, no domingo, na casa da Sueli Berenguel, minha sócia no Restaurante "Recanto do Lago", agora também com Forno Elétrico zero bala para melhor atender nossos clientes.
Foi seu aniversário com uma belíssima festa! Ela não vai gostar muito, não, mas estou doidinho para que ela fique mais velha logo para repetir a linda festa.
Para quem está mesmo considerando a possibilidade de provar, o custo dessa ficou em R$ 5,64 por pessoa.

Alla ricetta...
Estas serviram 70 pessoas e foram montadas em assadeira industrial e uma paelleira das grandes - Foto: Cellia Bratifsch
Ingredientes

Para a polenta:
500g de polenta pré-cozida, preparada com 4 partes de água.

Para o molho:
150g de bacon picado em cubos
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
500g de alcatra picado em cubos
1Kg de costelinha suína salgada* picada no sentido dos ossos
500g de pernil suíno ou lombo salgado* picado em cubos
500g de costelinha suína defumada picada no sentido dos ossos
250g de paio em fatias de 1cm
250g de linguiça calabresa em fatias de 1cm
2 latas de tomate pelado italiano + a mesma quantidade de água
3 folhas de louro
Sal qb
Pimenta calabresa seca qb
Folhas de manjericão fresco qb
Cheiro verde picado grosseiramente qb
400g de Queijo Muçarela ralado grosso (Isso mesmo! Com "ç" mesmo!)
300g de Queijo Parmesão ralado grosso
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)

Mão na Massa:
Nós começamos a dessalgar as carnes salgadas* na véspera. Os pedaços grandes precisam ser cortados ou já picados para facilitar a retirada do sal. Trocamos a água várias vezes e dependendo da temperatura da época é prudente manter esse processo sob refrigeração.

Preparamos a costelinha defumada, linguiça calabresa e paio colocando tudo em água fervente por 3 minutos. Escorremos e reservamos.

Numa panela de tamanho adequado, começamos fritando o bacon num traço de azeite. Se soltar muita gordura, melhor retirar o excesso antes de acrescentar os outros ingredientes. Sem retirar o bacon, fritamos o alho e a cebola. Em seguida entramos com as carnes nessa ordem: alcatra, pernil ou lombo, fritamos um pouco e entramos com as costelinhas dessalgadas.
Depois de tudo muito bem frito, batemos os tomates no liquidificador e adicionamos na panela. Entramos com as duas medidas iguais de água aquecida. Não colocamos nada de sal. Adicionamos o louro e deixamos cozinhar por uns 30 minutos. Fomos controlando a quantidade do molho adicionando mais água aquecida para o cozimento uniforme.

Acrescentamos as costelinhas defumadas e os embutidos. Verificamos o sal  e estava justo, pois ele está presente nos ingredientes. Acrescentamos a pimenta calabresa.

Nesse ponto o processo pode ser interrompido no caso o molho ser usado no dia seguinte. Nesse caso, no dia seguinte, levantar a temperatura antes de dar sequência.

Minutos antes de finalizar acrescentamos o manjericão. Reservamos um bom tanto para decorar no final.
Montagem:
O prato montado fica feio assim como este! Bom apetite!
Preparamos uma forma de madeira ou alumínio de tamanho suficiente. Despejamos a metade da polenta, espalhamos bem, polvilhamos a muçarela, cobrimos com a o restante da polenta, adicionamos o molho com as carnes por cima e salpicamos o parmesão, as folhas de manjericão e o cheiro verde.

Claro que todo esse processo de montagem ou finalização foi acompanhado pela música do mesmo nome, cantada por todos e com muita, muita alegria!!!


Serve 12 pessoas


O pulo do Chef
Este prato é preparado com muitas carnes saturadas de sal como conservante. Se o processo de dessalgar não for feito no tempo adequado e com os pedaços de carnes grandes picados antecipadamente, com muita sorte o molho ficará no ponto justo de sal. Se não tomar cuidado com esse importante detalhe o prato poderá estar perdido.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. DOS DEUSES !!!!! C/ A ALEGRIA DOS HUMANOS ! ! ! ...E COM A GRIFE ""SUZI & ERNEY" ! ! !
    A) SUELI- Seguidora number ONE

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande prazer ter cozinhado coletivamente, o que a La Bella Polenta nos proporciona... compartilhar da diversão e alegria da cozinha. Erney

    ResponderExcluir
  3. affe 500 gramas de polenta pronta se um Italiano vê isso chora em Alemão ta loko...

    ResponderExcluir
  4. Minha nona preparava e minha mama prepara a polenta no "paiolo de rame" e com fuba. Bruto mesmo, e depois formaggio frito. Vinho e salve-se quem puder. Parabens. outra variação.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!