domingo, 26 de setembro de 2010

Sfogliati di Mozzarella

Esse sfogliati é algo especial, espetacular pela leveza e pela riqueza de sabores. Se a mescla desses 4 elementos (azeitonas, alcaparras, rúculas e tomates) já dão água na boca, imagine só tudo isso amalgamado com a mozzarella de búfula!!!
Quando meu amigo Wilson Cordebello me ensinou esse prato, essa manta era encontrada em poucos lugares. Ele comprou uma e me deu de presente naquela Frutaria do Cambuí. Hoje tenho encontrado no Sams Club. Se você for provar, procure as mais finas e consequentemente as mais baratas, já que são comercializadas por peso. Essas duas da primeira foto são um pouquinho mais grossas, mas veja aquelas do prato abaixo... parece um papel, não é? Paguei menos de R$ 4,00 cada uma. Gostou? Então deixe algumas pra mim quando for comprar!

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 manta de mozzarella de búfala
10 ou 15 azeitonas pretas descaroçadas e picadas ou 2 ou 3 colheres (sopa) de pasta de azeitonas
1 macinho de rúcula
1 tomate maduro descascado e sem sementes picado a juliane
10 ou 15 alcaparras picadas
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; l=litro; g=grama; kg=quilograma; e juliane=em tirinhas; a brunoise=em cubinhos)

Mão na Massa:
Eu corto as laterais da embalagem plástica da manta de mozzarella e mantenho somente de um lado servindo de base para enrolar. Distribuo os ingredientes do recheio (folhas de rúcula, azeitonas ou pasta, tomate e alcaparras). Uma pitada de sal e um traço de azeite. Enrolo com a ajuda do plástico o mais apertado possível.
Corto os rolinhos dispondo na travessa de servir.
Adiciono um bom traço de azeite sobre eles e estão prontos.

O pulo do Chef:
Eu deixo um espaço da manta de mozzarella descoberta de recheio, exatamente a última parte de contato no final do rolo para que "cole" melhor e os rolinhos não abram ao serem cortados e manuseados.
Podem ser servidos com um molho preparado a base de balsâmico, gema de ovos, mel, iogurte... Depois de emulsionado, regar os rolinhos já no prato.
Rende 12 rolinhos ou mais.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

16 comentários:

  1. Olá Erney,
    Parabéns pela iniciativa. É de dar água na boca. Muito bom.
    Desejo sucesso....ao que já é um sucesso.
    Abraços
    Eduardo Van Roost
    RES Brasil

    ResponderExcluir
  2. Amiga do cozinheiro há um bom tempo, sempre me senti muito lisonjeada em provar seus maravilhosos pratos. Esse, é muito leve, saboroso e perfeito para uma entrada de um jantar numa noite de verão.É o proprio sabor da Italia. FATIMA

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Eduardo. Apareça sempre por aqui. Forte abraço, Erney

    ResponderExcluir
  4. Fafa, vc por aqui! Qta honra! Apareça sempre que puder. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  5. Ney, que fotos deste delicado, gostoso e lindo Amuse Bouche !

    ResponderExcluir
  6. De fato, Sueli, ele pode ser um Amuse Bouche, mas nesse caso foi servido como Entrada. É tão bom que fica impossível comer um oi dois! Erney

    ResponderExcluir
  7. Olá, Erney! Adorei a receita do sfogliati e vou experimentar para o Natal. Diferente das combinações de muzzarella e tomate que vemos tanto por ai, não é? Por falar em muzzarella, estive recentemente na minha querida Itália e fui a um restaurante muito bom, Muzzarella Bar, em Firenze, onde podemos fazer uma degustação de muzzarella m a r a v i l h o s a! Quando passar por lá, experimente! Beijos, Daniela Pescuma

    ResponderExcluir
  8. Daniela, que bom saber que vc tb anda pela Vecchia Italia... Parabens! Vai tranquila com o sfogliati que é sucesso garantido. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  9. oi Erney, que delicía esta receita!!! já virei fã do blog, parabens!!!! Tenho uma cunhada também louca por cozinha, sempre fazemos eventos para deliciar novos pratos.. gostaria de apresentar vocês algum dia.. Abraço, Adriana S.

    ResponderExcluir
  10. Adriana, será um prazer. Abração. Erney

    ResponderExcluir
  11. Olá Erney, sou sua super fã e sempre corro para o seu blog qdo preciso de novidades para os jantares em família. Em relação ao sfogliati (que já fiz uma vez), pergunto: posso substituir o tomate fresco por tomate seco ? E o molho pode ser um de balsâmico, porém SEM gema de ovo ??? Abraços, Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia. Antes de tudo, obrigado pelo prestígio de sua frequência. É claro que pode substituir os tomates frescos pelos secos e é certo que vai ficar uma delícia. Sobre o molho não ter gema de ovos, trata-se apenas de uma sugestão para quem gosta de mais condimento. Apenas com os ingredientes sugeridos, como as azeitonas, alcaparra e agora com sua idéia de colocar tomates secos, já existem sabores suficientes e podem dispensar a adição de molho. Apenas com um traço de azeite está tudo pronto e maravilhoso. Bom apetite e divirta-se muito com a cozinha!

      Excluir
  12. Você ainda não respondeu a minha primeira pergunta e eu já vou para a segunda: sou cliente do Sam's mas não tenho encontrado a manta de mussarela. Posso fazer com o rolinho com a mussarela fatiada ?? Abraços, Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, desculpe a demora. Pode sim usar a muçarela fatiada, mas vai exigir um pouco mais de habilidade na hora de cortar e acomodas as porções nos pratos. Tvz vc precise passar um palito culinário para prender as extremidades das fatias da muçarela. Boa sorte e bom apetite. Depois nos diga como ficou!

      Excluir
  13. Super obrigada !!! Você é um dos grandes motivos do sucesso dos meus jantares!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem vc é, mas quero agradecer o prestígio de sua frequência. Super obrigado! Se desejar receber todos os posts assim que são publicados, envie um email para informa@cozinhaousada.com e terei o prazer de incluir seu email nos envios. Bom apetite e volte sempre! Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!